Ao todo, 22 equipes estarão em quadra na sequência do campeonato entre 89 atletas estrangeiros de 34 países de territórios. Raul Neto (76ers) e Bruno Caboclo (Houston Rockets) são os representantes do Brasil. Todos os 88 jogos restantes da fase de classificação terão transmissão ao vivo pelo NBA League Pass, que tem novos narradores e comentaristas. Ao todo, serão mais de 150 partidas no LP
Nova York (EUA), 29 de julho – A retomada da temporada 2019-2020 da NBA vai alcançar fãs em 215 países e territórios em 47 línguas por meio da TV, de computadores, celulares e tablets, destacando um jogo totalmente novo com uma experiência mais conectada e imersiva do público. Isso vai incluir 88 jogos restantes da temporada regular com início nesta quinta-feira, dia 30, assim como a cobertura dos bastidores e de entrevistas direto do complexo ESPN Wide World of Sports, localizado no Walt Disney Resort, na Flórida (EUA).
Abaixo alguns destaques internacionais da retomada da temporada 2019-2020 da NBA.
– Todos os 22 times participantes da retomada da temporada apresentam 89 jogadores internacionais de 34 países e territórios, incluindo um recorde de oito atletas estrangeiros do All-Star NBA 2020: Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks / Grécia), Luka Dončić (Dallas Mavericks / Eslovênia), Joel Embiid (Philadelphia 76ers / Camarões – BWB África 2011), Rudy Gobert (Utah Jazz / França), Nikola Jokić (Denver Nuggets / Sérvia), Domantas Sabonis (Indiana Pacers / Lituânia)*, Pascal Siakam (Toronto Raptors / Camarões – BWB África 2012) e Ben Simmons (76ers / Austrália). Todas as 22 equipes possuem pelo menos um jogador internacional e o Dallas tem um recorde de sete nomes estrangeiros. O país com mais jogadores de fora dos Estados Unidos é o Canadá (15 atletas), seguido de França (sete), Austrália, Alemanha e Sérvia (cinco). O Brasil começou a temporada com quatro atletas: Bruno Caboclo (Houston Rockets), Cristiano Felício (Chicago Bulls), Nenê Hilário (sem equipe) e Raul Neto (Philadelphia 76ers) – Caboclo e Neto estão em Orlando. Embiid e Siakam estão entre os 22 participantes do Basketball Without Borders (Basquete Sem Fronteiras) na retomada da temporada.
– Alguns atletas internacionais escolheram exibir mensagens com origem em justiça social em suas camisas Nike NBA em diversas línguas que não o inglês, como bósnio, crioulo francês, alemão, hebraico, italiano, letão, maori, esloveno e espanhol.
– Todos os 88 jogos restantes da temporada regular serão transmitidos para países além de Estados Unidos e Canadá. As 88 partidas, incluindo as 41 que serão exibidas na TV na América Latina e as 40 que vão ao ar em Europa, África e nos parceiros de transmissão da NBA nessas regiões, além do NBA League Pass, um número recorde de exibições no prime time internacional em um período de duas semanas.
– Enquanto os fãs não podem estar presente no complexo ESPN Wide World of Sports, mais de 300 fãs serão convidados a aparecer, por jogo, no ‘Michelob ULTRA Courtside’, enormes telas de vídeo que ficam ao redor da quadra. Esses fãs terão a oportunidade de interagir digitalmente entre si por meio do programa ‘Together Mode’, da Microsoft, que cria uma experiência virtual reunindo os fãs direto de suas casas onde poderão assistir aos jogos e também serem vistos nas arenas. A nova experiência – a primeira ao vivo como resultado da parceria estratégia da NBA com a Microsoft – dará aos fãs participantes a sensação de sentarem próximos uns aos outros em um jogo ao vivo sem deixar o conforto e a segurança de suas casas, enquanto manifestam seu apoio e torcida dentro das arenas.
– Além disso, todos os espectadores terão a oportunidade de participar dos efeitos visuais da arena dentro da experiência de torcida virtual. Os fãs podem torcer por meio digital por sua equipe favorita pelo app da NBA, pelo NBA.com e pelo Twitter, usando as hashtags durante o jogo. As torcidas virtuais vão aparecer nos telões das arenas por meio de gráficos e animações, indicando o nível de engajamento dos fãs ao redor do mundo. Os fãs terão também a oportunidade de ver os seus vídeos pelos desafios do TikTok. A ‘customização’ do piso usando a tecnologia de realidade aumentada do Snapchat também dará aos fãs a oportunidade de explorar a quadra oficial do NBA Campus onde quer que estejam.
– Fora dos Estados Unidos, a cobertura pelo NBA League Pass terá mais de 30 câmeras, incluindo diversas câmeras robôs, com o posicionamento mais próximo da quadra e ângulos nunca antes vistos, em locais aos quais os fãs não têm acesso nas arenas. Microfones ao redor da quadra vão capturar áudios diferentes do jogo, como quique da bola, sons produzidos pelos tênis dos atletas e muito mais. DJs e locutores estarão no local para ajudar a reproduzir a atmosfera do jogo para as equipes. Todas as partidas restantes da temporada regular estarão disponíveis em inglês, espanhol e português.
– A campanha ‘Whole New Game’ (Um Jogo Totalmente Novo), lançada pelo marketing da NBA vai apresentar uma série de três filmes de TV sob o slogan ‘It’s A Whole New Game’ (É Um Jogo Totalmente Novo) que serão exibidos nas transmissões ao vivo, nas redes sociais e plataformas digitais globalmente, a partir da retomada da temporada. Todos os filmes serão traduzidos em mais de dez línguas, incluindo chinês, francês, alemão, indonésio, italiano, japonês (legendas apenas), polonês, português, espanhol e tailandês. Como parte da campanha ‘Whole New Game’, 22 celebridades internacionais dos universos do cinema, da moda e dos esportes participaram de discussões sobre a participação das equipes no reinício da competição e seus ‘3 motivos para assistir’ – conteúdo que será exibido em parceiros de transmissão e nos canais de redes sociais.
– Rakuten, parceira global de marketing da NBA e parceria exclusiva de distribuição da liga no Japão, vai promover eventos online no NBA Rakuten, destino dos fãs japoneses para assistir às partidas e programação da NBA.
– Imprensa americana e internacional que não estarão no local das competições terão acesso às entrevistas virtuais com atletas e técnicos, assim como conteúdo diários dos treinamentos.
– Como parte do movimento ‘NBA Together’, campanha global da liga em prol do engajamento social e comunitário de apoio ao combate à pandemia do COVID-19, jogadores da NBA, ‘Lendas’ e técnicos participaram de mais de 45 peças de divulgação em nove línguas diferentes dividindo a importância e a necessidade dos cuidados com higiene, saúde e distanciamento social, bem como o uso de máscaras, para conscientização sobre os riscos da doença. Essas mensagens geraram mais de 65 milhões de visualizações dos vídeos por meio das plataformas sociais e digitais da liga.
– O NBA Global Championship – torneio anual que reúne times de basquete de jovens de 13 e 14 anos (meninos e meninas) de todo o mundo – será realizado este ano em edição virtual, reunindo cerca de 3 mil atletas de África, Ásia Pacífico, Canadá, China, Europa, Índia, México, América Latina e Estados Unidos. O evento, que teve início na semana passada, será encerrado no mês que vem com o ‘jr. nba Day of Celebration’, como parte da retomada da temporada 2019-2020 no complexo ESPN Wide World of Sports, que sediou as duas edições anteriores do jr. nba Global Championship.
Abaixo informações adicionais sobre os jogadores internacionais na temporada 2019-2020.
– Antetokounmpo, atual ‘MPV Kia’ (‘Jogador Mais Valioso’), é o terceiro colocado nos rankings da liga em pontos (29,6) e rebotes (13,74).
– Gobert (13,71), eleito nos últimos dois anos ‘Jogador de Defesa do Ano Kia’, e Sabonis (12,4 rpg), estão em quarto e quinto colocados, respectivamente, nas estatísticas de rebotes. Gobert (69,8%) é o segundo em aproveitamento de arremessos.
– Dončić (14), atual ‘Calouro do Ano Kia’, e Jokić (12) estão em primeiro e terceiro, respectivamente, ranqueados em triplos-duplos.
– Simmons (2,13) lidera a NBA em roubos de bola. Nesta temporada, Simmons se tornou o terceiro jogador a alcançar mais rápido a marca de 25 triplos-duplos, atrás apenas de Oscar Robertson e Magic Johnson.
– Ricky Rubio (Phoenix Suns / Espanha – 8,9), Dončić (8,7) e Simmons (8,2) aparecem em terceiro, quarto e quinto, respectivamente, em assistências.
– Buddy Hield (Sacramento Kings / Bahamas) é o segundo em bolas de três pontos com 244.
– Dennis Schröder (Oklahoma City Thunder / Alemanha – filho de pais da Gâmbia) tem a melhor media de pontos da NBA (19,0) nos jogos vindo do banco de reservas.
– Rui Hachimura (Washington Wizards / Japão – filho de pais do Benin – BWB Global 2016) lidera os calouros em rebotes (6,0) e está em quinto lugar entre os calouros em pontos (13,4).
Os 22 times que participam da retomada da temporada jogarão oito jogos cada ainda pela fase de classificação entre 30 de julho e 14 de agosto no complexo ESPN Wide World of Sports Complex, no Walt Disney World Resort, na Flórida (EUA). Esses jogos serão finalizados em 14 de agosto. Caso haja a necessidade de confrontos de play-in, eles acontecerão nos dias 15 e 16. A primeira rodada dos Playoffs da NBA terá início em 17 de agosto.
*Pelos Pacers, Sabonis deixou o NBA Campus em Orlando para receber tratamento médico em razão de uma fascite plantar no pé esquerdo. Seu retorno ao campus ainda será avaliado. Mais informações serão divulgadas quando disponíveis.
Mais informações
Comunicação NBA / Brasil
Samy Vaisman
+ 55 21 3206-6432
+ 55 21 9 8672-6284
Instagram @mpcriocom
Twitter @mpcriocom
mpcrio@mpcrio.com
www.mpcrio.com