Canoísta brasileiro, classificado para as provas de slalom e caiaque cross, cumpre período de treinamentos embalado por excelentes resultados em Copas do Mundo (Alemanha e Polônia). Paulista é o atual vice-líder do ranking da temporada
Imagens de Pepe Gonçalves em alta resolução para divulgação à disposição para download
https://we.tl/t-5vlKfRki3k / Divulgação
siga Pepe Gonçalves: Instagram / X @pepehgoncalves
siga a MPC Rio Comunicação @mpcriocom
Paris (França) – A pouco mais de um mês da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, Pepe Gonçalves segue em ritmo forte pela Europa. O paulista, classificado para as provas de canoagem slalom e caiaque cross (prova estreante em Olimpíadas), encara o último período de treinamentos fora do país confiante após os excelentes resultados nas Copas do Mundo na Alemanha e na Polônia. E será num lugar muito especial: Pepe vai treinar na pista construída no complexo Vaires-sur-Marne Water Sports Stadium, a pista dos Jogos Olímpicos. Oportunidade para seguir se adaptando às águas olímpicas francesas.
– É uma pista artificial, foi planejada para os Jogos e só vamos saber, ver a distribuição das balizas, pouco antes da largada nas Olimpíadas. Não é uma pista tão forte, o que deixa a competição mais nivelada e equilibrada. Será um percurso que ninguém nunca andou, então é sempre bom ter essa oportunidade de competir, de treinar, se acostumar com a correnteza, conhecer e tentar simular os possíveis trajetos. Andei várias vezes aqui, tenho andado num bom ritmo e isso faz com que adaptação para as provas nos Jogos esteja cada vez melhor – afirmou Pepe, medalha de bronze no Campeonato Mundial de Canoagem Slalom Cross de Praga, em 2019.
Com a experiência de quem chega para sua terceira participação olímpica (disputou os Jogos do Rio-2016 e Tóquio-2020), Pepe tem concorrentes fortes rumo ao pódio na França, mas a vice-liderança geral no ranking das Copas do Mundo mostra que o brasileiro está firme como um dos candidatos à medalha em Paris. Medalha, não, medalhas.
– Esse é um ponto extremamente positivo. Ter esses resultados a menos de 40 dias para os Jogos, esse sentimento de estar andando perto, junto dos meus principais rivais, me dá ainda mais confiança. Nas últimas competições no slalom, eu fiquei perto das finais, só perdi a vaga porque toquei a baliza, mas fiz tempo de medalha. No cross, fui o único classificado para as Olimpíadas que chegou às duas finais, muitos bons atletas ficaram de fora. Estou conseguindo manter a regularidade numa categoria que é muito difícil se manter regular nos resultados. Isso é o mais importante – comentou ele, medalhista de ouro no slalom e no cross nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019.
Na canoagem slalom, nomes como Joseph Clark (Inglaterra), Giovani De Gennaro (Itália), Titouan Castryck (França) e Jiri Prskavec (República Checa) são os rivais considerados mais fortes. Na canoagem cross, Clark, Boris Neveu (França) e Martin Dougoud (Suíça) aparecem como os principais adversários na briga por medalhas.
– Minha preparação foi muito bem feita, está sendo muito bem feita. Estou com ótimo ritmo de competição, passei por momentos de pressão, como quando conquistei a vaga competindo em casa. Estou me sentindo bem, gosto de competir sobre pressão. Olimpíadas é um momento diferente, especial, uma competição absurda, a experiência de dois Jogos Olímpicos me ajudam muito a chegar mais pronto nesse momento. No dia da prova é estar feliz, solto, concentrado em fazer o barco deslizar bem, me manter controlado e emocionalmente tranquilo.
Pepe Gonçalves é atleta representado por Agência de Atletas e patrocinado por XP, Marinha do Brasil, Optimum Nutrition e beneficiado pelo programa Bolsa Pódio do Governo Federal
Assessoria de Comunicação
Atleta Pepe Gonçalves
MPC Rio Comunicação
Samy Vaisman – 21 98672-6284
e-mail – mpcrio@mpcrio.com
Twitter – @mpcriocom
Instagram – @mpcriocom
site – www.mpcrio.com