Camp Global BWB no NBA All-Star 2023 em Salt Lake City (Utah) vai reunir os 40 principais prospectos em idade escolar de 27 países. Brasil terá dois representantes: Eduardo Klafke e Samis Calderon
Nova York (EUA) e Mies (Suíça), 9 de fevereiro – A NBA (National Basketball Association) e a FIBA (Federação Internacional de Basquete) anunciaram nesta quinta-feira, dia 9, que 40 dos principais prospectos de 27 países vão viajar até Salt Lake City (Utah) para o sétimo camp anual global do Basketball Without Borders (Basquete Sem Fronteiras / BWB), que será realizado entre a sexta-feira, dia 17, e o domingo, dia 19, no Utah Jazz Practice Facility como parte da programação do NBA All-Star 2023. E o Brasil terá dois representantes: os jovens Eduardo Klafke (filho de Rogério Klafke, ex-atleta olímpico de basquete) e Samis Calderon.
Os melhores atletas em idade escolar de África, Américas, Ásia e Europa vão participar de uma variedade de atividades, incluindo testes antropométricos e atléticos, eficiência de movimento, estações de desenvolvimento de habilidades, competições de arremessos e habilidades, seminários de habilidades para a vida e jogos de 5 contra 5, sob a orientação da equipe de operações de basquete da NBA e jogadores da NBA presentes no NBA All-Star 2023.
Os membros do Programa de Desenvolvimento de Treinadores da NBA (PDT), que auxilia ex-atletas que desejam fazer a transição para a carreira de treinadores e aprofundar ainda seus talentos como treinadores nas ligas, também atuarão como treinadores da BWB Global. Patrick Hunt (presidente da Associação Mundial de Treinadores de Basquete / Austrália), Gersson Rosas (conselheiro sênior de basquete do New York Knicks / Colômbia) e Masai Ujiri (presidente do Toronto Raptors / Nigéria) serão os diretores do acampamento.
O último dia contará com um torneio eliminatório seguido da final do campeonato, encerrando com a cerimônia de premiação ‘Kim Bohuny Camp MVP’, ‘Patrick Baumann Sportsmanship Award’, ‘MVP de Defesa’ e o campeão do ‘Torneio de Três Pontos’. Os campistas também assistirão ao 72º NBA All-Star Game na Vivint Arena.
Entre os 38 ex-campistas do BWB presentes nas escalações da noite de abertura da NBA nesta temporada (ativos e inativos), 23 participaram do BWB Global, incluindo Deandre Ayton (Phoenix Suns / Bahamas – BWB Global 2016), RJ Barrett (New York Knicks / Canadá – BWB Global 2017), Josh Giddey (Oklahoma City Thunder / Austrália – BWB Global 2020), Shai Gilgeous-Alexander (Thunder / Canadá – BWB Global 2016), Rui Hachimura (Los Angeles Lakers / Japão – BWB Global 2016), Lauri Markkanen (Jazz / Finlândia – BWB Global 2015), Bennedict Mathurin (Indiana Pacers / Canadá – BWB Global 2020) e Jamal Murray (Denver Nuggets / Canadá – BWB Global 2015).
O acampamento contará com 11 prospectos da NBA Academy, programa de desenvolvimento de basquete de elite que oferece durante todo o ano aos melhores atletas em idade escolar de fora dos EUA uma abordagem holística para o desenvolvimento de jogadores e um caminho previsível para maximizar seu potencial. As NBA Academies foram lançadas em Canberra (Austrália – NBA Global Academy); Região da Capital Nacional de Delhi (Índia – NBA Academy Índia), San Luis Potosí (México – NBA Academy América Latina) e Saly (Senegal – NBA Academy África) para os melhores campistas de seus respectivos países e continentes. Até o momento, mais de 90 participantes da NBA Academy se comprometeram ou passaram a frequentar as escolas da Divisão I da NCAA nos EUA, e 18 jogaram, estão jogando ou assinaram contrato para jogar profissionalmente, incluindo Dyson Daniels (New Orleans Pelicans / NBA Global Academy), Giddey (NBA Global Academy) e Mathurin (NBA Academy América Latina).
A Nike, parceira global da BWB desde 2002, vai fornecer roupas e calçados Nike a todos os campistas e treinadores.
Pela primeira vez, NBA, WNBA e FIBA promoverão um acampamento BWB Global exclusivo para as melhores atletas em idade escolar de fora dos EUA em julho, como parte do AT&T WNBA All-Star 2023, em Las Vegas.
O BWB, o programa global de desenvolvimento e extensão da comunidade de basquete da NBA e da FIBA, alcançou mais de 3.900 participantes de 134 países e territórios desde 2001, com 105 ex-campistas avançando para a NBA ou WNBA. A NBA e a FIBA organizaram 66 acampamentos BWB em 43 cidades em 31 países em seis continentes.
Siga o acampamento usando a hashtag #BWBGlobal no Facebook, Twitter e Instagram. Saiba mais sobre o BWB em BasketballWithoutBorders.com, no Twitter (@NBAAcademyPR) and on Instagram (@NBAAcademy).
Abaixo a lista complete de atletas participantes do 7º camp anual global BWB.
(sujeito à alterações)
Argentina – Dylan Bordon
Argentina – Juan Respaud
Austrália – Klairus Amir
BRASIL – Eduardo Klafke*
BRASIL – Samis Calderon*
Camarões – Ulrich Kamka Chomche*
Canadá – Christian Nitu
Canadá – Hudson Ward
Canadá – Felix Kossaras
República Central Africana – Thierry Darlan*
China – Junjie Barry Wang*
China – Qingfang Pang
China – Wei Lun Zhao
República Dominicana – Rodrigo Aybar
República Democrática do Congo – Paul Kabenga Mbiya*
República Democrática do Congo – Parby Kabamba Musongela*
Egito – Seifeldin Kaidar Ahmed Youssef Hendawy*
Finlândia – Miro Little
França – Ilane Fibleuil
França – Pacome Dadiet
França – Killian Malwaya
França – Tidjane Salaun
Grécia – Alexandros Samodurov
Guinea – Ibrahim Souare
Irã – Mohammad Amini
Japão – Taiga Okada
Líbano – Karim Rtail
Lituânia – Matas Buzelis
Lituânia – Motiejus Krivas
Madagascar – Mathias M’Madi
México – Jesus Santi Ochoa*
Nova Zelândia – Dontae Russo-Nance
Nigéria – Churchill Abass*
Portugal – Ruben Prey
Senegal – Ousmane N’Diaye
Senegal – Modou Fall Thiam*
Sérvia – Bogoljub Markovic
Sérvia – Nikola Topic
Espanha – Aday Mara
Suécia – Elliot Cadeau
*Prospecto da NBA Academy
Mais Informações
Comunicação NBA / Brasil
Samy Vaisman
+ 55 21 3206-6432 / + 55 21 98672-6284
mpcrio@mpcrio.com
Twitter @mpcriocom
Instagram @mpcriocom
www.mpcrio.com