Medalhista de bronze nos 50m livre em Tóquio-2020, Bruno Fratus anuncia ausência da Seletiva Olímpica em maio e, com isso, está fora da equipe que vai aos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Sequência de cirurgias e lesões atrapalharam recuperação do nadador
Imagens de divulgação – https://we.tl/t-Fy04EzI5T0 / COB Divulgação
Rio de Janeiro (RJ) – Não bastassem as cicatrizes de quatro cirurgias, a dor de ficar fora dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. O ciclo de Bruno Fratus após o bronze em Tóquio-2020 (50m livre) não foi nada fácil: três cirurgias no ombro direito e outra no joelho esquerdo em apenas 17 meses (entre setembro de 2022 e fevereiro de 2024), lesões que acabaram com o sonho da quarta participação olímpica. Nesta terça-feira, dia 30, Fratus anunciou que não disputará a Seletiva Olímpica (Troféu Brasil), que acontece entre os dias 6 e 11 de maio, no CT Olímpico da Aeronáutica (RJ), última chance de classificação para os Jogos da França. A ausência na competição é resultado das muitas (e recorrentes) lesões e dos longos períodos de reabilitação, o que comprometeu a recuperação para brigar pela vaga e pela segunda medalha olímpica nas piscinas de Paris.
– É uma decisão muito difícil, mas preciso recuperar meu corpo e minha mente. Trabalhei muito para superar as lesões e as cirurgias dos últimos anos. Ficar fora dos Jogos de Paris é um golpe duro. Não consegui me preparar da maneira como gostaria, como deveria, foram períodos longos de recuperação, meses de dores, limitação de movimentos, e isso tudo impactou demais no planejamento. Tentei até onde pude, me dediquei ao máximo, mas cheguei ao meu limite físico, mental e emocional. É muito difícil aceitar isso, mas chega um momento onde o ser humano por trás do atleta precisa ser priorizado. Conversei com a minha família, minha equipe, com os médicos e tomamos essa decisão em conjunto – afirmou Fratus.
O ombro direito foi o que mais ‘doeu’ nesse período. A lesão crônica que levou a três intervenções, atrapalhou a rotina de treinos e a sequência de campeonatos, afastando a regularidade e a confiança, deixando Bruno cada vez mais longe da vaga para Paris-2024.
– Não estou em condições de nadar o meu melhor. É uma constatação dura, mas seria incoerente e egoísta ir até Paris sabendo que não estou em condição de representar o Time Brasil de forma adequada, sem a certeza de estar em plenas condições de lutar pelo ouro. O momento pede que eu cuide de mim. Este é um daqueles momentos em que a saúde clama por atenção. Quero agradecer o apoio incondicional do COB, do meu clube, Pinheiros, e de todos os meus patrocinadores e apoiadores que conseguem enxergar o ser humano por trás do atleta e compartilham dos mesmos valores e sentimentos que eu.
Bruno está no Brasil para uma nova avaliação médica da recuperação do ombro direito e deve definir nos próximos dias como será o seu calendário no segundo semestre de 2024.
Bruno Fratus
Medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio-2020
2x Prata (50m livre) no Campeonato Mundial (2019 / 2017)
Prata (4x100m livre) no Campeonato Mundial (2017)
Bronze (50m livre) no Campeonato Mundial (2015)
Ouro (50m livre) no Gold Coast (2014)
Bronze (4x100m livre) no Gold Coast (2014)
3x Medalha de Ouro (4x100m livre) nos Jogos Pan-Americanos (2011 / 2015 / 2019)
Medalha de Ouro (4x100m medley) nos Jogos Pan-Americanos (2011)
Medalha de Ouro (50m livre) nos Jogos Pan-Americanos (2019)
2x Medalha de Prata (50m livre) nos Jogos Pan-Americanos (2015 / 2011)
Bruno Fratus é atleta patrocinado por Arena, Now Foods, Allianz e XP Investimentos
Mais Informações
MPC Rio Comunicação
Samy Vaisman / + 55 21 9 8672-6284
Instagram @mpcriocom
Twitter @mpcriocom
www.mpcrio.com
mpcrio@mpcrio.com