Em 2019, a MPC Rio Comunicação lançou no mercado, em parceria com a Think Sports, o ‘Fórum 360 Basquete’, evento que nasceu com o objetivo de reunir representantes de todas as áreas relacionadas ao universo do esporte para painéis de discussão sobre a modalidade. Participaram da edição inaugural 25 profissionais entre jornalistas (impresso, online, rádio e TV), atletas, executivos de mídia (plataformas de redes sociais, empresas de streaming e emissoras de TV) e de marcas, e gestores das quatro entidades da modalidade no país (NBA, CBB, LNB e LBF). Cerca de 120 pessoas estiveram presentes ao ‘Fórum 360 Basquete’, que foi realizado em novembro, no auditório da Academia Competition, em São Paulo. Coube à MPC Rio Com a curadoria do evento, convite aos participantes, definição de formato, preparação de conteúdos, organização e divulgação do ‘Fórum 360 Basquete’.
Em 2020, o evento migrou para o ambiente virtual em razão da COVID-19 e ganhou um ‘novo’ nome: ‘Fórum 360 Live’. O que era apenas uma solução alternativa diante da pandemia fez com que o evento crescesse e alcance um tamanho inimaginável até então, com a realização de oito painéis semanais, oferecendo um conteúdo sem precedentes, reunindo cerca de 50 convidados entre jornalistas, referências de diversos esportes (campeões olímpicos, paralímpicos, mundiais e pan-americanos) e profissionais do ‘negócio do esporte’. Mais de 30 mil pessoas assistiram aos painéis pelo YouTube e pela plataforma Zoom com 15h de conteúdo exclusivo e impacto estimado em 50 milhões de pessoas.
– Esportes e Negócios: Novos Desafios
– Tóquio 2020/2021: Expectativas e Perspectivas
– Basquete: Cenário e Futuro
– Novos Caminhos: O Esporte Pós-Pandemia
– O Novo Esporte
– Marcas e Parcerias: Planos, Estratégias e Desafios
– Jornalismo Além do Esporte
– Esports
– Humor: a Arte de Fazer Rir
– Produção de Conteúdo no Esporte