Campeonato global de basquete juvenil volta ao Complexo ESPN Wide World of Sports entre 6 e 11 de agosto (Orlando-Flórida/EUA). Seleções da América Latina terão meninos e meninas de Brasil, Argentina, Uruguai e Caribe
NOVA YORK, 18 de dezembro de 2018 – A NBA (National Basketball Association) anunciou nesta terça-feira, dia 18, detalhes sobre a segunda edição do Campeonato Mundial jr. nba, torneio de basquete juvenil que vai reunir as equipes do mundo (masculino e feminino) da categoria 13/14 anos, entre os dias 6 e 11 de agosto, no Complexo ESPN Wide World of Sports, que fica no Walt Disney World, próximo à cidade de Orlando (Flórida-EUA). Trinta e dois times vão participar de uma semana com competições e uma programação fora de quadra concentrada nos principais valores da plataforma jr. nba, como trabalho em equipe, respeito, determinação e consciência social.
A competição internacional, que mais uma vez vai alavancar o alcance da plataforma global jr. nba, vai expandir para outros países e territórios. Como novidade para este ano, os melhores jogadores do Caribe terão a oportunidade de competir ao lado de atletas da América do Sul por uma chance de representar a seleção da América Latina no Campeonato Mundial jr. nba.
As equipes masculina e feminina que vão representar a América Latina no Campeonato Mundial jr. nba terão meninos e meninas selecionados nas ligas e camps realizados em Brasil, Argentina, Uruguai e países do Caribe. Os atletas com melhores performances serão convidados a participar acampamento de seleção América Latina do Campeonato Mundial jr. nba, que acontece em maio de 2019, no Brasil. Serão convocados dez meninos e dez meninas para representar a região no Campeonato Mundial jr. nba.
A NBA apresenta uma nova linha de competições nos Estados Unidos, incluindo mais de 20 torneios locais – 14 deles serão organizados por equipes da NBA em seus respectivos mercados – para expandir o número de equipes masculinas e femininas participantes. Parceiro de longa data e principal referência de basquete, a USA Basketball vai aprimorar os campeonatos e auxiliar na melhora da acessibilidade credenciando torneios locais, bem como treinadores participantes, e apoiando as oitos competições regionais dos EUA, promovendo melhores práticas por meio da implementação das metodologias da NBA e da USA Basketball.
As eliminatórias começam em janeiro de 2019 e serão disputadas até junho. Nos Estados Unidos, as equipes vencedoras (masculinas e femininas) de cada um dos novos torneios locais avançarão para um dos oito torneios regionais na primavera.
Os campeões (masculino e feminino) de cada um dos oito torneios regionais nos EUA (Central, Meio-Atlântico, Meio-Oeste, Noroeste, Nordeste, Sul, Sudeste e Oeste) e as seleções masculinas e femininas que representarão oito regiões internacionais (África, Ásia Pacífico, Canadá, China, Europa/Meio Leste, Índia, América Latina e México) terão suas despesas de viagens pagas para competir no evento em Orlando. As equipes americanas terão a oportunidade de fazer suas inscrições online pela chance de competir nos respectivos torneios regionais.
O Campeonato Mundial jr. nba terá divisões nos torneios masculino e feminino, com uma chave para equipes dos EUA e outra para seleções internacionais. A competição começa em fase de grupos e, em seguida, jogos eliminatórios simples. Os vencedores das chaves internacional e dos Estados Unidos se enfrentarão em jogos finais no dia 11 de agosto.
FOX e FS1 vão transmitir o Campeonato Mundial jr. nba para os Estados Unidos, como parte do acordo de longo prazo firmada este ano, enquanto a Tencent, a parceira digital exclusiva e oficial da NBA na China, e China Mobile Migu, provedor oficial de telecomunicações e plataformas da NBA na China, serão responsáveis pelo streaming do campeonato na China. Mais informações sobre parcerias de mídia serão anunciadas em breve.
Mais de 300 meninos e meninas de 35 países participaram do primeiro Campeonato Mundial jr. nba (inaugural Jr. NBA Global Championship), realizado em agosto passado. Durante uma semana de evento, todos os 32 times participaram de atividades fora de quadra, incluindo treinamentos de habilidades, visitas aos parques temáticos da Disney, projetos de serviços comunitários e conversas com atletas, ex-atletas e técnicos da NBA e da WNBA. O The Central (Kansas City-Missouri) venceu a seleção da Europa na decisão feminina por 68 a 38, enquanto o time Central (Overland Park-Kansas) derrotou a seleção África/Meio-Leste por 60 a 50 na final masculina na competição de 2018.
Mais informações sobre o Campeonato Mundial jr. nba e datas dos torneios regionais dos Estados Unidos à disposição pelo site https://jrnbawc.nba.com.
Kathy Behrens (Presidente da NBA / Programas de Atletas e Responsabilidade Social)
– Estamos muito ansiosos para alcançar o mesmo sucesso do primeiro campeonato ao sediarmos mais um evento de primeira classe. Com o crescimento do programa e parcerias estratégicas, conseguimos que mais jovens de todo o mundo participem do evento deste ano e tenham a oportunidade de mostrar seus talentos em um palco global.
General Martin E. Dempsey (Presidente da USA Basketball e Líder do Conselho jr. nba)
– O Campeonato Mundial jr. nba está dando mais um passo positivo ao reunir várias das principais áreas interessadas em basquete para avançar e fazer crescer o jogo na juventude. A competição cresceu e, ao lado dos campeonatos abertos de basquete promovidos pela USA Basketball, vai continuar a promover as regras apropriadas para a idade, com padrões e seguranças que vão ajudar os jovens atletas a se desenvolverem dentro e fora de quadra.
Dwyane Wade (Três vezes campeão da NBA e Embaixador do Campeonato Mundial jr. nba)
– Estive presente no evento no ano passado e foi incrível ver de perto o talento e a paixão demonstrados pelos meninos e meninas de todo o mundo. Esse evento oferece uma oportunidade única para que os jovens jogadores possam aprender sobre diferentes culturas também enquanto se unem pelo amor ao jogo.
Candace Parker (Campeã da WNBA e Embaixadora do Campeonato Mundial jr. nba)
– Estou muito feliz por poder voltar a ser Embaixadora do Campeonato Mundial jr. nba, que é uma fantástica oportunidade de apresentação e desenvolvimento para jovens jogadores de talento. Tenho muito orgulho de apoiar um programa que vai ajudar a impulsionar o crescimento do basquete feminino em todos os níveis.
Sobre a jr. nba
O jr. nba, apresentado por Under Armour, é uma liga juvenil de basquete promovida pela NBA, que oferece um ambiente descontraído para crianças aprenderem os fundamentos e valores do jogo. O programa jr. nba está focado em ajudar a crescer e melhorar a experiência de basquete juvenil para jogadores, treinadores e pais, oferecendo uma metodologia gratuita que abrange todos os níveis do jogo, incluindo 48 planos de prática e mais de 250 vídeos instrutivos com jogadores da NBA e da WNBA.
A edição inaugural do Campeonato Mundial jr. nba, torneio de basquete juvenil inédito para equipes de meninos e meninas de 13-14 anos de todo o mundo, foi disputado em agosto de 2018. Em parceria com a USA Basketball, a NBA desenvolveu dois manuais de basquete juvenil que promovem a saúde e o bem-estar dos jogadores, regras e padrões adequados à idade. Através de uma rede de organizações afiliadas de basquete juvenil e programas como o jr. nba Skills Challenge, apresentado pela Verizon, e Ligas 3×3, apresentado por Shock Doctor, o programa jr. nba alcançou mais de cinco milhões de jovens entre 6 e 14 anos nos EUA e Canadá, desde 2015.
A rede de parcerias da jr. nba é composta por programas de basquete juvenil de todas as equipes de NBA, WNBA e NBA G-League, além de escolas elementares e médias, bases militares e parceiros comunitários de longa data. Para obter mais informações e se inscrever para o jr. nba, visite www.jrnba.com ou baixe o app jr. nba.
Sobre a NBA
Desde a inauguração do escritório no Brasil, há seis anos, o país vem recebendo eventos (NBA House Rio, NBA Global Games, Basketball Without Borders, jr. nba, NBA 3X, NBA Cares, jr. nba League, NBA Finals, NBA Fan Zone, Americas Team Camp e outros), firmando parcerias e expandindo acordos de mídia para promover o esporte. Na última temporada, foram mais de 300 partidas transmitidas ao vivo pelos canais ESPN e SporTV, além da oferta de jogos e conteúdo exclusivo pelo aplicativo NBA League Pass. Entre os jogadores que iniciaram a temporada 2018-2019, o número de 108 atletas internacionais de 42 países e territórios, sendo três brasileiros (Cristiano Felício/Chicago Bulls, Nenê Hilário/Houston Rockets e Raul Neto/Utah Jazz.
A NBA é uma empresa global de esportes e mídia construída ao redor de quatro ligas profissionais: a NBA, a WNBA (liga feminina), a NBA G-League (liga de desenvolvimento da NBA) e a NBA 2K League (e-sports). A liga se estabeleceu internacionalmente com escritórios em 13 mercados pelo mundo, jogos e programação em 215 países e territórios em 50 línguas, e produtos oficiais da NBA à venda em mais de 100 mil lojas de 100 países em seis continentes, entre elas as quatro unidades da NBA Store no Brasil (Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP, Mogi das Cruzes-SP e Campinas-SP).
Por meio de seus canais digitais de comunicação (NBA TV, NBA.com, NBA app e NBA League Pass), a NBA criou uma das maiores comunidades nas redes sociais, com mais de 1,5 bilhão de likes e seguidores globais, considerando perfis da liga, das franquias e dos jogadores. Por meio do programa NBA Cares, a liga aborda questões importantes, trabalhando em parceria com organizações internacionais que apoiam a educação, o desenvolvimento juvenil e familiar, e causas relacionadas à saúde e bem-estar.
Para mais informações, siga o perfil brasileiro da NBA nas redes sociais: Facebook.com/NBABrasil, Instagram.com/NBABrasil e Twitter.com/NBABrasil.
Sobre a USA Basketball
Baseada em Colorado Springs, presidida pelo General reformado Martin E. Dempsey, a USA Basketball é uma organização sem fins lucrativos e é o órgão nacional responsável pela gestão do basquete nos Estados Unidos. Como entidade governamental reconhecida pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) e pelo Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC), a USA Basketball é responsável pela seleção, gestão e treinamento das equipes nacionais dos Estados Unidos que competem nos campeonatos internacionais organizados pela FIBA (basquete tradicional e 3×3), bem como de algumas competições nacionais e pelo desenvolvimento do basquete juvenil.
O Departamento de Basquete da Juventude dos EUA é responsável pelo desenvolvimento de iniciativas juvenis que abordam desenvolvimento de jogadores, formação de treinadores e segurança, promovendo, crescendo e elevando o jogo. A USA Basketball está comprometida em proporcionar aos jovens de todo o país ambientes seguros, divertidos e adequados ao desenvolvimento, nos quais eles possam desfrutar do jogo. As iniciativas atuais dos jovens no basquete nos EUA incluem treinamento e capacitação de técnicos, supervisionar academias para treinadores, clínicas para jovens, participação de mulheres em eventos de jogos e organização de campeonatos abertos de basquete no país.
Conecte-se com a USA Basketball no USAB.com e no Facebook (USABasketball e USABYouth), Twitter (@usabasketball, @USABYouth e @USAB3x3), Instagram (@USABasketball, @USABYouth e @USAB3x3 e YouTube (therealusabasketball).
Comunicação NBA
Samy Vaisman
+ 55 21 3206-6432 / 21 98672-6284
mpcrio@mpcrio.com