Rick Harrison, protagonista da série americana do History Channel, falou sobre o sucesso do programa, popularidade no Brasil e que visitar o país está nos planos
Você já deve ter visto ou ao menos ouvido falar de ‘Trato Feito’, série americana que é líder de audiência do History Channel nos EUA e no Brasil. O programa se passa em uma loja de penhores de Las Vegas e tem como protagonista uma família que combina a paixão por itens colecionáveis e/ou históricos e se diverte com situações inusitadas do dia a dia.
Rick Harrison é o ‘ator principal’ (ao seu lado estão o filho Corey, Chumlee, amigo do filho, além do pai, Richard, mais conhecido como ‘O Velho’, que participou por ano e faleceu em 2018), dono da World Famous Gold & Silver Pawn Shop, que compra e vende de tudo. E, quando falo de tudo, é de tudo mesmo: de itens da Segunda Guerra Mundial a bonecas Barbie, de roupas de personagens de Star Wars a fósseis…
Uma equipe de profissionais auxilia Rick no dia a dia para evitar compras de itens falsos. Os itens oferecidos no programa passam por avaliação prévia, uma vez que os pedidos são encaminhados inicialmente por email. Mas Rick só toma conhecimento sobre o objeto na hora da gravação, o que faz com que qualquer negociação exibida na série seja real. É um dos segredos do sucesso.
Sou fã da série e fui atrás de um papo com Harrison para falar um pouco sobre o programa e sobre os muitos brasileiros que visitam a ‘loja de penhores’, cenário das gravações. Sim, ela existe e fica aberta todos os dias. O papo deu certo e no meio da conversa veio uma boa surpresa.
‘Nunca estive no Brasil, mas adoraria visitar ou filmar lá. Estamos falando sobre a possibilidade e, se isso acontecer, o Rio é um dos locais mencionados.’
Pronto. Imagina só o ‘Trato Feito’ filmando no Brasil!
Abaixo o melhor do meu papo com Rick Harrison.
Quando viu o projeto pela primeira vez, imaginou que poderia alcançar todo esse sucesso? Imaginou que a série chegaria a públicos do mundo todo?
– Achava que poderíamos ter algumas temporadas, mas nem nos meus sonhos mais loucos imaginei que duraria tanto, que chegaríamos a tantos e com tanto sucesso.
Em tantos anos e centenas de episódios, qual o item mais inusitado ou estranho que chegou até vocês?
– Olha… Alguém trouxe uma sacola de crânios humanos. Eram crânios humanos. Houve um leilão de um consultório odontológico e alguém arrematou esse lote. Os crânios eram usados para treinamentos.
Vemos que você faz algumas aquisições para sua coleção pessoal. Qual o seu ‘objeto de desejo’ ? Qual item que você não tem, que ainda falta no seu acervo?
– Tenho tudo o que quero. Mas tenho certeza de que há algo por aí que não conheço e que realmente gostaria de ter.
‘Trato Feito’ é o programa de mais audiência do History Channel no Brasil. Você sabia disso? Como enxergam essa popularidade em mercados internacionais?
– Sim, sabemos da popularidade no Brasil e ficamos muito felizes. Nunca estive no Brasil, mas adoraria visitar ou filmar lá. Ouvi dizer que é um país lindo e incrível, com tantos lugares para explorar e possibilidades para descobrir.
Passa pelo plano de vocês vir até o Brasil?
– Estamos falando sobre essa possibilidade e, se isso acontecer, o Rio é um dos locais mencionados. Estamos conversando e esperamos chegar lá este ano.
Para quem se interessar em vender e/ou oferecer algo para a loja, basta acessar o site Gspawn’s.com e seguir as orientações. E se estiver em Las Vegas, vale uma visita. Se der sorte, ainda esbarra com algum dos protagonistas da série (eles aparecem por lá de vez mesmo em dia sem gravação).
Trato Feito ‘Brasileiro’
E já que estamos falando do ‘Trato Feito’, vale uma referência a ‘Aberto Para Compras’, programa do History Channel que entra na segunda temporada de gravações este mês e que é inspirado na série americana. Sérgio Longo, Luciana Coutinho e Cláudio Claudino viajam por cidades do Brasil a bordo de uma Kombi em busca de objetos especiais e com muita história. Estarei nessa novamente como consultor de colecionáveis/memorabília esportiva. Vai ser muito bacana!
Samy Vaisman é CEO da Memorabília do Esporte