Projeto liderado por Marcelo Mendes foi premiado no Fórum Internacional dos Municípios dos Países BRICS, em Foz do Iguaçu (PR), pelos relevantes serviços prestados nas áreas social e esportiva. GDA atendeu cerca de 500 jovens e crianças
Imagens de divulgação: https://we.tl/t-NoPQzxQVJN
Foz do Iguaçu (PR) – Reconhecimento e orgulho. O Projeto Grão de Areia, projeto sócio-esportivo que atuou na promoção da prática do beach soccer em cinco cidades do Rio de Janeiro em 2021/2022, recebeu o Prêmio IMBRICS 2023 de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Futebol durante o Fórum Internacional dos Municípios dos Países BRICS pelos relevantes serviços prestados nas áreas social e esportiva. Marcelo Mendes, idealizador do GDA, atual técnico da China e Instrutor FIFA e Conmebol, recebeu o prêmio na cerimônia realizada na noite da última segunda-feira, dia 21, em Foz do Iguaçu (PR), e não escondeu a emoção.
– Em 2009, quando ainda estava em Dubai, comecei a pensar, idealizar e escrever este projeto. Apresentei para diversas pessoas, para entidades… Na maioria das vezes, não tive nem retorno. Quase desisti… Só que, nesta caminhada, encontrei duas pessoas fantásticas, André Garcia e Patrícia Moreno, que me ajudaram a colocar o plano e a ideia em prática. Receber esse prêmio tem um significado muito especial, ser reconhecido pelo IMBRICS é algo que nos enche de orgulho, mostra que estamos no caminho certo de transformação social por meio do esporte e da educação, com inclusão, consciência e dignidade. Nada disso seria possível sem o trabalho, o apoio e o comprometimento de muitas pessoas, empresas e entidades – afirmou Marcelo.
O GDA atendeu cerca de 500 jovens e crianças de 7 a 14 anos (meninos e meninas) em núcleos em Búzios, Mangaratiba, Maricá, Niterói e Saquarema, com equipes de professores capacitados em libras e acompanhamento psicossocial. Como inspiração e referência, o Grão de Areia contou com Benjamin e Juninho, ex-craques da Seleção Brasileira, como padrinhos do projeto. Com patrocínios da ENEL Distribuição Rio – via Lei de ICMS de Esporte e de Cultura do Estado do Rio de Janeiro (SEI-300001/000863/2020) – e da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado do Rio de Janeiro (SEELJE), o ‘GDA’ apresentou uma proposta pioneira de ensino e prática da modalidade, atendendo, inclusive, alunos portadores de deficiência auditiva.
– Não posso deixar de agradecer a Enel, por abraçar e patrocinar um projeto até então desconhecido, a Secretaria de Esportes e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, a Federação de Beach Soccer do Rio de Janeiro, a CBSB, prefeituras e secretarias de esportes das cidades onde implementamos nossos núcleos, coordenadores, professores, estagiários, assistentes sociais, montadores, padrinhos… Todos, sem exceção, contribuição com cada grão para o nosso sucesso. Por isso eu deixo uma mensagem para finalizar: ‘Nunca desista dos seus sonhos’ – completou.
O Projeto Grão de Areia Beach Soccer tem apoios da CBSB (Confederação de Beach Soccer do Brasil), da FEBSERJ (Federação de Beach Soccer do Estado do Rio de Janeiro) e das prefeituras de Búzios, Niterói, Mangaratiba, Maricá e Saquarema.
Projeto Grão de Areia Beach Soccer
Comunicação
MPC Rio Comunicação
55 21 98672-6284
mpcrio@mpcrio.com
Twitter @mpcriocom
Instagram @mpcriocom
www.mpcrio.com