A 11a edição do ‘BWB Camp’ 2022 vai reunir 64 meninos e meninas de 17 países e territórios da América Latina, Canadá e do Caribe. Brasil terá oito representantes no acampamento. Mitch Thompson, assistente técnico do Mexico City Capitanes, está entre os técnicos convidados do camp
Nova York (EUA) e Cidade do México (México), 12 de maio – A NBA (National Basketball Association) e a FIBA (Federação Internacional de Basquete) anunciaram nesta quinta-feira, dia 12, os 64 meninos e meninas de 17 países e territórios que viajarão para San Luis Potosí, no México, para o 11º camp ‘Basquete Sem Fronteiras Américas 2022’ (Basketball Without Borders Americas). O acampamento será realizado entre os dias 16 e 19 de maio, no La Loma Centro Deportivo (La Loma), a casa oficial da NBA Academy Latin America, marcando o primeiro camp BWB desde o BWB Global no NBA All-Star Chicago-2020, o primeiro no México desde 2009.
O Brasil terá oito representantes no acampamento: Arianny Francisco de Oliveira, Ana Beatriz Passos Alves da Silva e Marcella Prande Freitas (feminino), e Eduardo Bersch Klafke, André Felipe da Silva Cândido, Enrico de Paula Oliveira, Vítor Hugo Farias Cardoso e Winícius Silva Braga (masculino).
Parte do programa global de desenvolvimento e extensão comunitária do basquete da NBA e da FIBA, o BWB Americas 2022 reunirá os melhores prospectos (meninos e meninas de até 16 anos) de toda a América Latina, Canadá e Caribe para competir ao lado de seus colegas da região, aprendendo diretamente com jogadores e treinadores atuais e antigos da NBA, WNBA, NBA G League e FIBA.
Os campistas serão treinados por Leandro Bolmaro (Minnesota Timberwolves / Argentina – BWB Américas 2017) e Chris Duarte (Indiana Pacers / República Dominicana). Os assistentes técnicos da NBA, NBA G League e FIBA Lindsey Harding (Sacramento Kings), Steve Hetzel (Portland Trail Blazers), Sidney Lowe (Cleveland Cavaliers), Ron Nored (Pacers), Don Showalter (USA Basketball) e Mitch Thompson (Mexico City Capitanes), também servirão como treinadores do BWB Américas.
O australiano Patrick Hunt (presidente da Associação Mundial de Treinadores de Basquete) e o colombiano Gersson Rosas (conselheiro sênior de basquete do New York Knicks) atuarão como diretores do acampamento, enquanto Tony Katzenmeier (Oklahoma City Thunder) será o preparador-físico do camp.
Jogadores e treinadores conduzirão os participantes em diversas atividades, incluindo exercícios de eficiência de movimento, estações de habilidades ofensivas e defensivas, competições de 3 pontos, jogos de 5×5 e sessões de desenvolvimento de habilidades para a vida e liderança. Uma cerimônia no último dia do acampamento premiará o ‘MVP’ do BWB Américas 2022, o ‘MVP’ de Defesa, o campeão de 3 Pontos e o prêmio ‘Patrick Baumann Sportsmanship’, que será entregue aos meninos e meninas que mais se destacarem na quadra como líderes.
O BWB Américas 2022 também contará com uma clínica jr. nba na Escuela Primaria Oficial Heróinas Mexicanas, onde a liga vai entregar uma quadra de basquete recém-reformada como parte da iniciativa ‘NBA 75th Live, Learn or Play’. No início deste ano, a NBA América Latina anunciou um compromisso de reformar quadras de basquete na Argentina, no Brasil, República Dominicana e México. Os treinadores do BWB conduzirão os campistas através de uma série de exercícios divertidos, de desenvolvimento em quadra e exercícios que enfatizam os valores centrais do jogo, como trabalho em equipe, respeito, determinação e comunidade.
A Nike, parceira global do BWB desde 2002, vai equipar os campistas e treinadores com roupas e calçados Nike.
A NBA e a FIBA já organizaram 62 camps BWB em 30 países desde o lançamento do programa em 2001. O BWB alcançou mais de 3.700 participantes de 133 países e territórios, com 97 ex-campistas convocados para a NBA e WNBA, ou contratados como agentes livres, incluindo ex-campistas do BWB Américas como Bolmaro, Facundo Campazzo (Denver Nuggets / Argentina – BWB Américas 2009), Kai Jones (Charlotte Hornets / Bahamas – BWB Américas 2017), Kelly Olynyk (Detroit Pistons / Canadá – BWB Américas 2013) e Luca Vildoza (Milwaukee Bucks / Argentina – BWB Américas 2013). O BWB Américas 2019 aconteceu em Medellín (Colômbia) e reuniu mais de 60 jogadores masculinos e femininos para aprender com os ex-campistas do BWB Bruno Caboclo (Brasil / BWB Américas 2013) e Jamal Murray (Nuggets / Canadá – BWB Global 2015), entre outros.
Abaixo a lista completa de participantes do 11º BWB Américas Camp (sujeito à alterações).
PARTICIPANTES / FEMININO
Dagmar Hentschel – Argentina
Juana Amaya – Argentina
Angelina Giacone – Argentina
Arianny Francisco de Oliveira – BRASIL
Ana Beatriz Passos Alves da Silva – BRASIL
Marcella Prande Freitas – BRASIL
Cassandre Prosper – Canadá
Toby Fournier – Canadá
Ajok Madol – Canadá
Vania Veronica Vega Marileo – Chile
Sofia Joana Paredes Amestica – Chile
Sienna Cherwinski – Colômbia
Aalhyah Escoe Reid – Costa Rica
Rocio Maria Jimenez Encarnación – República Dominicana
Gia Naely Zambrano Cedeño – Equador
Gizel Navarro Rojas – México
Regina Yañez Enriquez – México
Loriette Arrieta – México
Dana Camila Ramón Méndez – México
Valeria Flores – México
Daniela Mendoza Portillo – México
Franchesca Torres – Porto Rico
Lucia Auza – Uruguai
Carmela Fontes – Uruguai
PARTICIPANTES / MASCULINO
Tequan Joshua Brodie – Antígua & Barbuda
Tiago Ignacio Drocezesky – Argentina
Valentino Finetti Lopez – Argentina
Maximo Lomello Bagna – Argentina
Tiziano Uriel Sebastian Prome – Argentina
Juan Ignacio Respaud – Argentina
Eduardo Bersch Klafke – BRASIL
André Felipe da Silva Cândido – BRASIL
Enrico de Paula Oliveira – BRASIL
Vítor Hugo Farias Cardoso – BRASIL
Winícius Silva Braga – BRASIL
Keenan Emmanuel – Canadá
Jovan Milicevic – Canadá
Christian Alexander Nitu – Canadá
Stephen Kofi Osei – Canadá
Ishan Vats Sharma – Canadá
Nogbou Chris Tadjo – Canadá
Raimundo Ignacio Orrego Aguila – Chile
Juan Esteban Madrigal Renteria – Colombia
Edwin Jose Niebles Herrera – Colômbia
Rodrigo Gabriel Aybar – República Dominicana
Gabriele Cambria Gonzalez – República Dominicana
Luis Alberto Dias Gil – República Dominicana
Steven Solano – República Dominicana
Alejandro Castro Verdugo – México
Gualberto Landavazo Gallegos – México
Diego Alonso Martinez Gonzalez – México
Aram Vladimir Soqui – México
Humberto Isaias Kentish Robinson – Panamá
Antonio Emanuel Montiel Woodfin – Paraguai
Keven Adorno Gonzalez – Porto Rico
Kenneth Omar Lopez Santiago – Porto Rico
Luis Fernando Marin Rodriguez – Porto Rico
Ayodeji Samuel Iwaro – Trinidad & Tobago
Maximiliano Antunez – Uruguai
Guzman Vasilic Delgado – Uruguai
Kaden Jahnii Gumbs – Ilhas Virgens Americanas
Jonathan Griman Herrera – Venezuela
Carlos Jose Mijares Suarez – Venezuela
Anthoan Maurice Urbina Serrano – Venezuela
Mais informações
Comunicação NBA / Brasil
Samy Vaisman
+ 55 21 3206-6432 / + 55 21 9 8672-6284
Instagram @mpcriocom
Twitter @mpcriocom
mpcrio@mpcrio.com
www.mpcrio.com