Cerimônia realizada na noite da última quarta-feira, dia 17, reuniu atletas, familiares e representantes das 48 equipes, definindo franquias, chaves e tabela da competição. Além da ex-ala da Seleção Brasileira, Rafael ‘Bábby’ Araújo, ex-pivô de Raptors e Jazz, também marcou presença
Imagens de divulgação do Draft em alta resolução à disposição para download pelo link
https://we.tl/t-tcCv5N7sb5 / Wander Roberto e William Lucas – Inovafoto
São Paulo (SP), 18 de abril de 2019 – Tensão, expectativa e muita comemoração. Assim foi o clima do Draft da jr. nba League 2019, cerimônia realizada na noite da última quarta-feira, dia 17, no Teatro das Artes (Shopping Eldorado), em São Paulo, evento que definiu quais franquias da NBA as 48 equipes participantes (30 masculinas e 18 femininas) vão representar nesta temporada. Quase 700 jovens de 12 a 14 anos de colégios particulares, escolas públicas e projetos sociais, além de professores e pais, estiveram presentes no Draft que foi marcado pela alegria, pela emoção e pela homenagem a Janeth Arcain, ex-ala da Seleção Brasileira e tetracampeã da WNBA pelo Houston Comets (2000-1999-1998-1997). Everaldo Marques, apresentador e narrador da ESPN, conduziu a cerimônia que contou também com a presença de Rafael ‘Bábby’ Araújo, ex-pivô de Toronto Raptors e Utah Jazz (NBA). A bola sobe no dia 27 de abril com o início da competição.
– É bom ver tantos meninos e meninas jogando basquete, bacana ver essa garotada combinando esporte com educação. Quando cheguei aqui, lembrei de quando eu comecei a jogar, com 13 anos, dos sonhos que eu tinha e de tudo o que o basquete me deu. Estou muito feliz em estar aqui hoje com vocês, uma energia muito positiva e um evento muito especial – afirmou Janeth, que será ‘empossada’ em agosto no Hall da Fama da FIBA (Federação Internacional de Basquete), aplaudida de pé pelo público.
Para Rodrigo Vicentini, Head da NBA no Brasil, uma experiência que vai além da disputa.
– A jr. nba League cresceu, estamos batendo um recorde de inscritos este ano e a expectativa é a melhor possível. O campeonato foi pensado nos mínimos detalhes para que esses meninos e meninas tenham a melhor experiência, que se sintam jogadores da NBA. É uma oportunidade para eles competirem, para representarem da melhor maneira suas equipes, mas, principalmente, se divertirem muito – disse o executivo.
Em 2019, em sua terceira edição no país, a jr. nba League apresenta um recorde: se em 2017 foram 30 times (masculinos) e, em 2018, 42 (30 masculinos e 12 femininos), este ano serão 48 equipes (30 masculinas e 18 femininas). O campeonato será disputado nos mesmos moldes da liga profissional dos Estados Unidos, com temporada regular (início em 27 de abril), playoffs e finais (em 16 de junho). Como premiação, a organização vai oferecer troféus ao ‘MVP’ (Melhor Jogador) da competição (masculino e feminino) e às equipes campeãs, além de anéis aos atletas campeões, exatamente como acontece na NBA. O Colégio Bandeirantes é o atual bicampeão do campeonato masculino (2018-2017), enquanto que o Recanto Verde Sol sagrou-se campeão na edição 2018 da competição feminina.
A jr. nba League é uma plataforma de sucesso em mais de 20 países como Espanha, Sérvia, Rússia, Congo, Itália, Quênia, Turquia, Argentina, México e Inglaterra, entre outros.
PROGRAMAÇÃO JR. NBA LEAGUE 2019
27.04 a 18.05 – Temporada Regular
01.06 a 08.06 – Playoffs
16.06 – Finais
Abaixo a relação das equipes da jr. nba League 2019:
MASCULINO
1 – New York Knicks / Graded School (Masculino/Feminino)
2 – Phoenix Suns / Colégio Vértice (M/F)
3 – Cleveland Cavaliers / Colégio Eniac (M) e Colégio Rio Branco Higienópolis (F)
4 – Chicago Bulls / Colégio Humboldt (M)
5 – Atlanta Hawks / Colégio Amorim (M/F)
6 – Dallas Mavericks / Santa Fé Hunters (M/F)
7 – Memphis Grizzlies / Colégio Salesiano (M)
8 – Washington Wizards / Escola Castanheiras (M)
9 – New Orleans Pelicans / Colégio Jardim São Paulo (M)
10 – Minnesota Timberwolves / Avenues São Paulo (M)
11 – Los Angeles Lakers / Colégio Santo Américo (M) e Colégio Friburgo (F)
12 – Charlotte Hornets / Colégio Santa Cruz (M) e Instituto Passe de Mágica (F)
13 – Sacramento Kings / Colégio Etapa (M/F)
14 – Orlando Magic / Instituto Superação (M) e Colégio Américo Franco (F)
15 – Miami Heat / Escolas Estadual Professor Jácomo Stavale (M) e Escola Estadual Recanto Verde Sol (F)
16 – Brooklyn Nets / Colégio Mackenzie Tamboré (M/F)
17 – Detroit Pistons / Colégio Bandeirantes (M/F)
18 – San Antonio Spurs / Saint Paul’s School (M/F)
19 – Oklahoma City Thunder / Colégio Miguel de Cervantes (M/F)
20 – Indiana Pacers / Instituto Brazolin (M)
21 – Boston Celtics / Colégio Imperatriz Leopoldina (M)
22 – Los Angeles Clippers / Colégio Arbos (M)
23 – Utah Jazz / Colégio Dante Alighieri (M/F)
24 – Portland Trail Blazers / Colégio Eduardo Gomes (M/F)
25 – Houston Rockets / Colégio Stella Maris (M/F)
26 – Philadelphia 76ers / Escola Santi (M)
27 – Denver Nuggers / Colégio Pentágono (M)
28 – Golden State Warriors / Colégio Mackenzie São Paulo (M)
29 – Toronto Raptors / Colégio Albert Sabin (M/F)
30 – Milwaukee Bucks / Colégio Notre Dame Rainha (M)
O jr. nba é um programa global de basquete juvenil promovido pela liga para ensinar as habilidades fundamentais e os valores fundamentais do jogo (liderança, trabalho em equipe, respeito, determinação) no nível básico em um esforço para ajudar a crescer e a manter uma vida saudável. A metodologia é baseada em valores morais que tem como propósito ajudar na formação de caráter, conciliando educação e prática esportiva, e na melhora da experiência de basquete para jogadores (6 a 17 anos), pais e treinadores.
Durante a temporada de 2018-2019, a NBA e suas equipes planejam atingir mais de 51 milhões de jovens de 75 países por meio de jogos da liga, programação em escolas, clínicas e outros eventos de divulgação. Atualmente, a plataforma jr. nba está presente em mais de 50 países como Espanha, Sérvia, Rússia, Congo, Itália, Quênia, Turquia, Argentina, México e Inglaterra, Vietnã, Filipinas e África do Sul.
Todas as informações sobre a jr. nba League 2019, tais como nomes dos atletas, informações das equipes, tabela de resultados e fotos para download em alta resolução, estarão disponíveis no site www.jrnbaleague.com.br.
Para mais informações sobre as iniciativas da NBA no Brasil, acesse as redes sociais da liga no país: Facebook.com/NBABrasil, Instagram @NBABrasil e Twitter @NBABrasil. Durante a jr. nba League, a NBA vai promover a hashtag #jrnbaLeague.
Mais informações
Comunicação NBA / Brasil
Samy Vaisman
21 3206-6432 / 21 9 8672-6284
mpcrio@mpcrio.com