Com apoio da BV, Estácio e Secretaria Municipal de Educação, ex-capitão da Seleção Brasileira apresentou projeto social que vai beneficiar 150 jovens e crianças com aulas de basquete no contraturno escolar
Imagens de divulgação em alta resolução à disposição para download no link abaixo
https://we.tl/t-oKBV6jJXCe / Bruno Lorenzo
vídeo / lançamento ‘M4 Nas Escolas’ – https://we.tl/t-CUFZfxPoC5 / Divulgação
Rio de Janeiro, 12 de fevereiro – Era o sonho de um dos maiores ídolos do basquete nacional. E virou realidade. Ex-capitão da Seleção Brasileira, com mais de 30 anos dedicados ao basquete, Marcelinho Machado vai levar a paixão pela bola laranja para o dia a dia de dezenas de jovens e crianças de escolas públicas do Rio de Janeiro. O ex-jogador lançou, na manhã desta terça-feira, dia 12, no bairro da Penha (zona Norte do Rio de Janeiro), o ‘M4 Nas Escolas’, projeto social que leva a sua marca e que vai oferecer aulas gratuitas da modalidade (quatro vezes por semana) no contraturno escolar em duas escolas do município fluminense.
A iniciativa, que integra a plataforma de esportes da BV, marca de varejo do Banco Votorantim, conta com os apoios de Estácio e Secretaria Municipal de Educação, e vai atender 150 crianças e adolescentes de 9 a 15 anos das escolas municipais Presidente Eurico Dutra (Penha) e Presidente João Goulart (Andaraí).
Durante a inauguração do projeto, na quadra do núcleo da Penha, espaço que passou por reforma e pintura, além de receber materiais esportivos, Marcelinho pisou pela primeira vez em uma quadra depois da aposentadoria como profissional, em maio de 2018. Três vezes medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos (Guadalajara-2011/Rio-2007/Winnipeg-1999), o ex-ala vestiu o uniforme e comandou um ‘aulão inaugural’ com os estudantes. No dia anterior, alunos da escola no Andaraí já tinham vivido a mesma experiência.
– Sempre quis devolver para o basquete um pouquinho do que ele me deu. Se hoje sou quem sou, se hoje estou aqui como um homem realizado, foi porque o esporte me ensinou valores que ajudaram na minha educação e na minha formação.
Para Marcelinho, o ‘M4 Nas Escolas’ é a realização de um sonho de compartilhar um pouco do que aprendeu e viveu para incentivar a prática do esporte.
– Estou muito feliz com tudo isso que está acontecendo, com esse momento da minha vida. É um dia especial e quero participar de tudo. Vou estar presente no dia a dia e nas aulas sempre que possível. Pude ver o brilho nos olhos dos professores durante a capacitação, a maneira como fomos recebidos, a alegria dessa garotada… Isso tudo mexe comigo, mas que também vai mexer com o presente e o futuro deles, seja dentro ou fora das quadras. O esporte é também uma forma de educar e não poderia haver lugar melhor para o projeto do que a escola – comentou.
O ‘aulão inaugural’ contou com a participação dos professores, capacitados com a metodologia desenvolvida pela equipe técnica do ‘M4 Nas Escolas’. Familiares e convidados também estiveram presentes, além de Wagner e Fred, ex-companheiros da época de Flamengo. As inscrições começam nesta quarta-feira, dia 13, em ambos os núcleos.
Parcerias
O ‘M4 Nas Escolas’ contou com suporte da iniciativa privada, além do apoio da Secretaria Municipal de Educação, para sair do papel. O projeto integra a plataforma de esportes da BV, marca de varejo do Banco Votorantim, que tem a missão de viabilizar a próxima conquista de consagrados atletas brasileiros.
– A BV acredita que o esporte é uma grande ferramenta de inclusão e educação, promovendo a paz, tolerância e respeito na sociedade. Por isso, quando conhecemos as ideias do Marcelinho, na hora abraçamos a proposta do ‘M4 na Escolas’, oferecendo as ferramentas para que ele pudesse tirar o seu sonho do papel. Sua metodologia de ensinar basquete colabora não só no incentivo da prática esportiva, mas na formação do ser humano. A BV busca transformações sociais por meio do esporte e para nós é uma honra pode reformar a quadra das escolas e trazer ações como essa, pois o que estamos fazendo agora será colhido com muito sucesso lá na frente – explica Gabriel Ferreira, Diretor Executivo do Banco Votorantim.
– Em nosso Programa de Responsabilidade Social, valorizamos o pilar Esporte, pois expressa amplamente a nossa visão sobre a importância desta modalidade como complemento ao processo educativo e à formação de cidadania. Nesse sentido, investimos, continuamente, em ações e projetos sociais capazes de integrar esporte e educação com o propósito de promover transformações individuais e coletivas de longo prazo, como o ‘M4 Nas Escolas’. Nossa maior missão é Educar para Transformar – afirma Cláudia Romano, Vice-Presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Estácio.
Para mais detalhes sobre as iniciativas do ‘M4 Nas Escolas’, acesse o site e as redes sociais do projeto: www.m4nasescolas.com.br I FB.com/m4nasescolas I Instagram @m4nasescolas I Twitter @m4nasescolas.
Sobre a BV
A BV, marca de Varejo do Banco Votorantim, tem mais de 20 anos de atuação e é uma das líderes de mercado no setor de financiamento de veículos. Com completo portfólio de produtos financeiros, a BV está presente em todo o país com 65 lojas e mais de 20 mil correspondentes bancários. O Banco Votorantim é o sexto maior banco privado brasileiro em ativos. Conta com uma base de acionistas robusta, o Banco do Brasil, uma das maiores instituições financeiras do País, e o Grupo Votorantim – um dos maiores conglomerados privados da América Latina.
Inspirada pela atuação social de seus acionistas, a BV acredita no esporte como fator de inclusão e educação, gerando valor estrutural para a sociedade. A plataforma de esportes da BV apoia seis grandes projetos de atletas e ex-atletas brasileiros: Instituto Serginho10, do jogador de vôlei Serginho Escadinha; Instituto Próxima Geração, de Mauro Menezes (tênis); Instituto Esporte e Educação (IEE), de Ana Moser (vôlei); M4 Nas Escolas, de Marcelinho Machado (basquete); Instituto Reação, de Flávio Canto (judô); reforma pistas profissionais e promoção do skate em escolas com o Burnkit, em uma parceria com o multicampeão Bob Burnquist, além do apoio à tenista número 1 do Brasil, Bia Haddad Maia.
Os projetos serão avaliados por indicadores de performance e a plataforma contará com consultoria independente para monitorar como os recursos estão sendo aplicados. A plataforma de esportes da BV conta com um site exclusivo e pode ser conferido no endereço www.bvesportes.com.br.
Sobre a Estácio
A Estácio, um dos maiores e mais respeitados grupos do setor educacional do Brasil, atua há 48 anos no segmento de ensino superior, presente em 23 estados e no Distrito Federal, por meio do ensino presencial, e em todo o Brasil com o EaD, contando com mais de 500 mil alunos matriculados.
O Grupo Estácio oferece cursos de Graduação e Pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), além de soluções corporativas e cursos de extensão. Apostando na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado, mantém os currículos alinhados com as necessidades do mercado de trabalho.
A busca constante pela qualidade acadêmica e os investimentos na área de ensino geraram ótimos resultados nos últimos anos. As instituições e cursos são reconhecidos pelo MEC com elevados conceitos de qualidade. Atuante em projetos que contribuem para o desenvolvimento social e cultural do País, a Estácio promove o Programa de Responsabilidade Social Corporativa Educar para Transformar.
O programa, que apoia iniciativas em cinco pilares – Esporte, Escola, Cidadania, Cultura, Inovação e Empreendedorismo – reflete o compromisso do Grupo Estácio de oferecer uma educação acessível e de qualidade e, assim, gerar um impacto positivo para a construção de uma sociedade mais justa.
Mais Informações
Comunicação M4 Nas Escolas
Samy Vaisman
21 9 8672-6284
mpcrio@mpcrio.com