Rio de Janeiro (RJ) – A NBA (National Basketball Association), em parceria com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e a Escola Nacional de Treinadores de Basquetebol (ENTB), confirmou para o dia 9 de outubro a Clínica Internacional com Ryan Saunders, Joe Connelly e Pat Sullivan, assistentes-técnicos do Washington Wizards. O evento será realizado no Ginásio do C.R.Flamengo, na Gávea, zona Sul do Rio de Janeiro, das 18h30min às 19h30min, e faz parte da programação da primeira partida oficial (pré-temporada) da NBA no Brasil. O jogo, realizado em parceria com a IMX, vai reunir as franquias americanas Washington Wizards e Chicago Bulls, no dia 12, às 18h, na HSBC Arena.
– Serão apenas 150 vagas e inicialmente vamos dar preferência para os técnicos que estão cadastrados e participaram dos cursos da Escola. Em seguida abriremos as vagas para os demais profissionais. As inscrições serão feitas somente no site da ENTB. Vai ser uma oportunidade inédita para os técnicos brasileiros aprimorarem seus conhecimentos. A Clínica irá abordar tópicos específicos como desenvolvimento do jogador (individual) e defesa coletiva”, comentou Victor Mansure, coordenador-administrativo da ENTB.
As inscrições estarão abertas no período de 1º a 5 de outubro e as vagas são limitadas.
– Acho que esta é uma ótima oportunidade para troca de experiências entre os técnicos brasileiros e os profissionais da NBA. A ENTB faz um excelente trabalho e essa clínica vai funcionar como uma possibilidade de intercâmbio, algo muito importante e que ajuda, inclusive, no crescimento e na evolução do basquete nacional – frisou Daniel Soares, Gerente de Operações de basquete da NBA Brasil.
Ryan Saunders (Assistente-Técnico)
Ryan Saunders irá participar de sua quarta temporada como assistente-técnico do Washington Wizards. Saunders é instrumental na preparação dos scouts detalhados e análise de estatísticas. Jogou quatro temporadas na Universidade de Minnesota e foi duas vezes o capitão do time, sendo quatro vezes ganhador do prêmio de atleta acadêmico. Ele é formado em Gerência do Esporte e busca terminar o mestrado em kinesiologia aplicada. Saunders é extremamente envolvido com acampamentos para jovens e organizações sem fins lucrativos em Minnesota.
Joe Connelly (Assistente-Técnico)
Por duas décadas, Joe Connelly ajudou a formar muitos atletas de alto rendimento em “high school”, “college” e jogadores profissionais, na região de Baltimore e Washington. Reconhecido pelo seu trabalho em formação de atletas e jogadores de alto rendimento, Conelly foi nomeado assistente-técnico/desenvolvimento técnico dos Wizards em 25 de janeiro de 2012. Nos últimos cinco anos, Connelly tem conduzido treinamentos para muitos jogadores da NBA, incluindo John Wall, Roger Mason, Hamady Ndiaye, Jared Jefferies entre outros. É formado em História, seguido de mestrado na mesma área. Seus irmãos, Pat e Tim, também trabalham na NBA, com Wizards e Pelicans, respectivamente.
Pat Sullivan (Assistente-Técnico/Scout Avançado)
Pat Sullivan começa a sua primeira temporada com o Wizards na função de scoutista avançado. Antes de trabalhar no Washington, trabalhou como assistente-técnico do Detroit Pistons durante três temporadas. Sullivan também trabalhou como assistente técnico do New Jersey Nets, de 2005 a 2008 e foi promovido para o banco do Pistons sobre a gestão de Larry Brown na temporada 2004/05. Natural de New Jersey, com mais de 18 anos de experiência como jogador e treinador. Como jogador esteve presente em três Final Fours pela Universidade de North Carolina, e também foi assistente técnico em três Final Fours. Sullivan é formado em Comunicação pela Universidade de Carolina do Norte.
Sobre a ENTB
A Escola Nacional de Treinadores de Basquetebol (ENTB) foi criada em dezembro de 2009 pela CBB, com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Os cursos são divididos em quatro níveis. O primeiro é para os profissionais que trabalham com jovens de 10 a 14 anos, que recebeu a denominação de iniciação ao basquete. O nível dois é para quem lida com jogadores de 15 a 19 anos. Já o três é destinado para os técnicos que dirigem equipes de alto rendimento ou alto nível. A Escola Nacional de Treinadores de Basquetebol (ENTB) tem o apoio do Governo Federal por meio do convênio com o Ministério do Esporte
Sobre a NBA
A NBA é uma empresa mundial de mídia e esportes que possui três ligas profissionais de basquete: NBA, WNBA (liga feminina profissional de basquete) e D-League (Liga de Desenvolvimento). A liga se estabeleceu de maneira internacional, tendo 15 escritórios espalhados pelo mundo, partidas transmitidas em 215 países e territórios em 47 línguas, e produtos oficiais da NBA vendidos em mais de 125 mil lojas de 100 países nos seis continentes. Atualmente a liga possui 85 jogadores de 36 países e territórios. Na esfera digital, a NBA tem a NBATV, disponível em aproximadamente 61 milhões de casas dos Estados Unidos, e a NBA.com, com médias superiores a 42 milhões de páginas visitadas por dia, mais da metade desse número originadas fora da América do Norte. A NBA é a liga de esportes profissionais número 1 nas mídias sociais, com mais de 400 milhões de ‘curtidas’ e seguidores pelo mundo, englobando perfis da liga, equipes e jogadores. Através do projeto NBA Cares, a liga, suas equipes e jogadores já arrecadaram mais de US$ 220 milhões (cerca de R$ 480 milhões) em doações para instituições de caridade, completando mais de 2,5 milhões de horas de trabalhos comunitários, e criou mais de 810 áreas de lazer e educação, onde crianças e famílias podem conviver, aprender e praticar esportes. A NBA conta com parceiros globais como Cisco, Netshoes, Sprite, 2K, adidas, Bimbo, Gatorade e SAP.
Informações para a Imprensa
NBA Brasil / MPC Rio Comunicação
Tammy Curti – 21 8672-6285
Samy Vaisman – 21 8672-6284
E-mail – mpcrio@mpcriocomunicacao.com
Twitter – @mpcriocom
site – www.mpcrio.com