O jornal ‘Folha de São Paulo’ publicou nesta terça-feira, dia 9, reportagem com Lucas Bebê, atleta draftado recentemente pelo Atlanta Hawks, da NBA. A matéria, intitulada ‘Pivô selecionado na NBA alfineta colegas de seleção brasileira’, assinada pelo repórter Éder Fantoni, produzida a partir de uma entrevista por e-mail enviado no último dia 3, ‘utiliza’ de maneira irresponsável uma resposta do atleta ao ser perguntando sobre a vontade em defender a equipe nacional, insinuando que esta seria sua opinião sobre a situação (pedido de dispensa) de companheiros de Seleção Brasileira. Em momento algum da entrevista solicitada, composta por 15 perguntas e divididas em três temas (pessoal, NBA e Olimpíadas-2016), Lucas Bebê fez referência ao assunto ou mencionou o nome de outros atletas da NBA. Seguem abaixo, para conhecimento, a pergunta enviada e a resposta devolvida ao jornalista.
“Alguns jogadores que atuam na NBA já refutaram à chance de jogar pela seleção brasileira por estarem jogando nos Estados Unidos. Você pensa em participar de torneios pela seleção brasileira?
– Nunca passou pela minha cabeça não jogar pela Seleção Brasileira. Nunca faria isso. Minha vontade é estar sempre entre os convocados, fiquei muito feliz de ter sido chamado para o grupo que vai treinar para a Copa América, quero estar sempre defendendo a Seleção Brasileira, vestir a camisa do Brasil, sempre foi um orgulho e sei o quanto isso me ajudou a chegar onde cheguei. Foi pela Seleção Brasileira que consegui me projetar, que passei a ser mais observado, e sei o quanto é importante e, principalmente, um privilégio representar o meu país.”
Lamentamos que o atleta tenha sido exposto desta maneira.
Atenciosamente,
MPC Rio Comunicação