ÚLTIMA RODADA DA FASE DE CLASSIFICAÇÃO DEFINE CONFRONTOS DAS QUARTAS-DE-FINAIS NO CENTRO OLÍMPICO DE TREINAMENTO E PESQUISA. EQUIPES ARGENTINAS NEUQUÉN E SANTIAGO DEL ESTERO SÃO AS ÚNICAS INVICTAS
FOTOS DO PRIMEIRO DIA DE COMPETIÇÃO DO FIBA 3×3 WORLD TOUR À DISPOSIÇÃO PARA DOWNLOAD EM ALTA RESOLUÇÃO
http://migre.me/9TyxZ / CRÉDITO: WANDER ROBERTO / INOVAFOTO
SIGA O TWITTER DA MPC RIO COMUNICAÇÃO – @MPCRIOCOM
SÃO PAULO (SP) – O sábado foi de muito basquete no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa. Diante de excelente público, 24 partidas foram disputadas no primeiro dia da etapa inaugural do FIBA 3×3 World Tour, competição que está sendo realizada em São Paulo (SP) e tem sua fase final neste domingo, dia 15, a partir 9h30min, com entrada franca – transmissão das semifinais e final pelo canal SporTV ao vivo para todo o país. Doze equipes de cinco países das Américas do Sul e Central entraram em quadra em busca do título da competição e também de uma vaga antecipada para a fase final, onde os 16 melhores times do mundo competem nos dias 22 e 23 de setembro, em Miami (EUA) – depois de São Paulo, o circuito passará Vladivostok (Rússia), Nova York (EUA), Istambul (Turquia) e Madri (Espanha). Após quatro rodadas pela primeira fase, melhor para os argentinos Santiago Del Estero e Neuquén, únicos invictos do primeiro dia, com quatro vitórias. Entre os brasileiros, Rio de Janeiro (RJ), São Paulo Ibira (SP) e Pelotas (RS) tiveram as melhores campanhas (2v2d). Carlos Cesar, destaque hermano Neuquén, lembrou que, além da competição, o torneio promove também a ‘diversão’.
– Todos somos amigos e queremos nos divertir jogando. Claro, todo mundo quer vencer, chegar à final e nós também. Se isso acontecer, será ótimo.
Com passagens por equipes tradiconais como Araraquara (SP) e Palmeiras (SP), o pivô Marcão, que defende o São Paulo Vila, falou sobre as diferenças entre o 3×3 e o ‘basquete tradicional.
– No 3×3, o tempo de jogo é menor, mas há mais espaço para armar, para jogar. É preciso ter um preparo físico melhor também. Estamos crescendo no campeonato. Perdemos um jogo para Santiago Del Estero por falta de comunicação, era uma jogada dupla em que deixamos o marcador livre. Dava para evitar. Está tudo embolado, o torneio está muito nivelado, não há favorito.
RESULTADOS DO PRIMEIRO DIA
1ª RODADA
Montevideo (URU) 10 x 9 Pelotas (BRA)
Santiago del Estero (ARG) 17 x 9 São Paulo YMCA (BRA)
São Paulo Ibira (BRA) 14 x 8 Joinville (BRA)
Orlando (EUA) 17 x 18 Rio de Janeiro (BRA)
São Paulo City (BRA) 17 x 21 Neuquén (ARG)
2ª RODADA
São Paulo Vila (BRA) 11 x 7 Rio de Janeiro (BRA)
Montevideo (URU) 10 x 14 São Paulo Ibira (BRA)
São Paulo YMCA (BRA) 11 x 20 Orlando (EUA)
Pelotas (BRA) 12 x 21 Neuquén (ARG)
Caracas (VEN) 10 x 17 Santiago del Estero (ARG)
Joinville (BRA) 14 x 11 São Paulo City (BRA)
3ª RODADA
Montevideo (URU) 14 x 10 Joinville (BRA)
Caracas (VEN) 18 x 11 São Paulo YMCA (BRA)
Pelotas (BRA) 17 x 15 São Paulo City (BRA)
São Paulo Vila (BRA) 17 x 21 Orlando (EUA)
São Paulo Ibira (BRA) 10 x 13 Neuquén (ARG)
Santiago del Estero (ARG) 18 x 15 Rio de Janeiro (BRA)
4ª RODADA
Caracas (VEN) 17 x 15 Orlando (EUA)
Montevideu (URU) 12 x 12 São Paulo City (prorrogação 2 x 0) (BRA)
São Paulo Vila (BRA) 15 x 15 Santiago del Estero (prorrogação 1 x 2) (ARG)
Pelotas (BRA) 14 x 11 São Paulo Ibira (BRA)
São Paulo YMCA (BRA) 5 x 22 Rio de Janeiro (BRA)
Joinville (BRA) 13 x 20 Neuquén (ARG)
Caracas (VEN) 14 x 13 São Paulo Vila (BRA)
Em São Paulo, os 12 times foram divididos em dois grupos, onde todos se enfrentam em turno único, com os quatro primeiros de cada chave se classificando para as quartas-de-finais em cruzamento olímpico (A1xB4, A2xB3, A3xB2 e A4xB1). Os vencedores chegam às semifinais e, quem passar, decide o título do torneio. Cada equipe é formada por quatro jogadores (três titulares e um reserva) em partidas com 10 minutos de duração, em meia quadra, com regras do basquete tradicional adaptadas às particularidades do 3×3. Além da competição de trincas, haverá ainda torneios de enterradas, de 1×1 e de arremessos. As chaves ficaram assim definidas: Grupo A – Montevideo (URU), Pelotas (BRA), São Paulo Ibira (SP), Joinville (SC), São Paulo City (BRA) e Rosário (ARG); e Grupo B – Caracas (VEN), São Paulo Vila (BRA), Sgo Estero (ARG), São Paulo YMCA (BRA), Orlando (EUA) e Rio de Janeiro (BRA).
O 3×3 é uma nova modalidade que vem conquistando adeptos mundo afora. O sucesso chegou à Federação Internacional de Basquete (FIBA) que, em 2010, criou regras e oficializou a nova versão. O 3×3 ‘estreou’ nos Jogos Mundiais da Juventude, em Singapura, alcançando grande sucesso por seu perfil dinâmico, associado à criatividade dos atletas e à plasticidade do jogo. O objetivo da FIBA com o 3×3 é massificar o esporte, com uma modalidade mais simples e não menos interessante que o basquete ‘tradicional’, para atingir os 250 milhões de praticantes e levar o 3×3 ao programa olímpico.
COMUNIDADE 3×3 PLANET
A FIBA lançou o 3x3planet.com, uma revolucionária comunidade virtual que apresenta sistemas de ranqueamento individual mundial para jogadores e organizadores de torneios. Uma vez que os jogadores estejam registrados e tenham criados seus perfis pessoais no 3x3planet.com, podem se conectar e se comunicar com outros usuários do 3×3. Assim, encontram companheiros e adversários, localizam e se inscrevem em torneios disponíveis, e acumulam pontos nas vezes em que competem. A rede de 3×3 da FIBA – que já possui mais de 300 torneios em cerca de 50 paises – é integrada ao 3x3planet.com. A simples adesão permite que os torneios façam parte da rede, onde os organizadores podem gerenciar informações de suas competições graças à ferramenta ‘EventMaker’.
Uma variedade de níveis de campeonatos está disponível, desde básicos até eventos top do basquete 3×3, como os classificatórios para o Circuito Mundial, com destaque para o FIBA 3×3 World Tour e o FIBA 3×3 World Championship. Além do 3x3planet.com e do 3x3planet ‘EventMaker’, a FIBA apresenta o 3x3planet App neste verão, permitindo que os jogadores gravem resultados e anotem seus pontos em jogos informais ou amistosos. Para maiores informações sobre o basquete 3×3, visite fiba.com/3×3, twitter.com/3x3planet e youtube.com/3x3planet ou entre em contato com 3×3@fiba.com.
CALENDÁRIO FIBA 3×3 WORLD TOUR
São Paulo (BRASIL) – 14 e 15 de julho
Vladivostok (Rússia) – 21 e 22 de julho
Nova York (EUA) – 18 e 19 de agosto
Istambul (Turquia) – 1 e 2 de setembro
Madri (Espanha) – 8 e 9 de setembro
Miami (EUA) – 22 e 23 de setembro (Fase Final)
FIBA 3×3 WORLD TOUR – SÃO PAULO
LOCAL: CENTRO OLÍMPICO DE TREINAMENTO E PESQUISA (COTP)
FASE FINAL: DIA 15 DE JULHO (DOMINGO)
HORÁRIO: A PARTIR DAS 9H30MIN (DOMINGO)
ENDEREÇO: AVENIDA IBIRAPUERA, 1315 / RUA PEDRO DE TOLEDO, 1651 (VILA CLEMENTINO)
VISITE WWW.MPCRIO.COM
MPC Rio Comunicação & Marketing
Tammy Curti – 21 8672-6285
Samy Vaisman – 21 8672-6284
Nextel – 21 7865-5197 / ID 10*23854
e-mail: mpcrio@mpcriocomunicacao.com / mpcrio@mpcrio.com
Twitter – @mpcriocom
site – www.mpcrio.com